
Vai começar a Copa do Mundo! Daqui a duas semanas, o planeta respirará futebol. Durante um mês, o principal assunto das rodas de amigos, seja na escola, no trabalho e em tantos outros lugares, é, sem dúvida nenhuma, o mundial, que pela primeira vez será realizado no continente africano. Nesse momento, várias dúvidas pairam em nossas cabeças; será que a seleção espanhola finalmente vencerá um mundial? Ou será que a seleção brasileira impedirá tal acontecimento e trará a taça de volta para o Brasil? Será que as seleções africanas surpreenderão por estarem jogando em casa? É difícil cravar um grande favorito à conquista do título, ou então os principais candidatos à zebra, por se tratar de uma competição de tiro curto, em que o campeão joga 'apenas' 7 jogos. Mas, baseando-se nos elencos e nas campanhas que fizeram nas eliminatórias, podemos destacar algumas seleções.
Nesses últimos quatro anos, durante a preparação para o mundial, duas seleções chamaram a atenção: Brasil e Espanha. O primeiro, além do peso da camisa, conquistou dois títulos nesse curto espaço de tempo (Copas América e das Confederações). Além disso, conta com jogadores extremamente competentes de defesa, como Júlio César, Maicon, Lúcio e Daniel Alves. O grande problema de nossa seleção, pelo menos por enquanto, é a interrogação sobre Kaká, que teve uma temporada no Real Madrid marcada por lesões e más atuações. A esperança de gols é Luís Fabiano, que ganhou a confiança de Dunga no final de 2008 e não saiu mais do time. Já a Espanha possui, sem dúvida nenhuma, o melhor elenco da Copa do Mundo. Conta com grandes estrelas mundiais (muitos deles em ótima fase, por sinal), como Casillas, Piqué, Puyol, Xavi, Fabregas, Iniesta, David Silva, Fernando Torres e Villa. Deve-se lembrar, também, que a fúria venceu a Euro 2008. Em compensação, não tem muita tradição em mundiais.
Não podemos nos esquecer de algumas outras seleções de grande peso e que sempre chegam às fases finais. Rivalidades à parte, a Argentina, deixada de lado por muitos jornalistas por não ter feito uma boa campanha com Maradona no comando, vem com um ataque muito qualificado, formado por jogadores que podem decidir uma partida a qualquer momento, como Messi, Tevez, Milito e Higuain. A Itália, atual campeã, perdeu jogadores importantes como Totti e Del Piero. No entanto, a tradição pode falar mais alto em um torneio tão curto, sendo a única seleção capaz de igualar o Brasil em número de títulos. A seleção inglesa, apesar de ter perdido uma de suas principais estrelas por lesão, David Beckham, vem com um time forte e ainda conta com um dos melhores atacantes do mundo, Wayne Rooney. Além disso, tem no meio campo dois jogadores de muita qualidade, Gerrard e Lampard. A Holanda, pouco citada, tem a seleção de 1974 como inspiração para tentar surpreender nesta Copa. Van Bommel, Sneijder, Robben e Van Persie são seus principais jogadores. A França, reestruturada e sem Zinedine Zidane, terá os bons jogadores Gourcuff, Ribery, Anelka e Tierry Henry como grandes esperanças. A Alemanha, seleção de enorme tradição em mundiais, não pode ser deixada de lado. Apesar de não contar com o capitão Michael Ballack, lesionado no último jogo do Chelsea na temporada, tem a incrível marca de ter chegado a sete finais de Copas, ganhando três delas.
E as zebras? Quais seleções podem aparecer de surpresa? A África do Sul não quer fazer feio e entrar para a história das Copas como o primeiro anfitrião a cair na primeira fase. A Costa do Marfim, por exemplo, conta com o melhor centroavante do mundo no momento, Didier Drogba, além de outros bons jogadores, como Eboue, Yaya Toure e Kalou. Portugal, também no grupo do Brasil, terá sua estrela maior à disposição, Cristiano Ronaldo, e Nani em ótima fase no Manchester United. O Chile, que fez ótima campanha nas eliminatórias sulamericanas, terá Valdivia como camisa 10 no meio de campo.
Enfim, em uma Copa do Mundo inédita, aposto que teremos inúmeras surpresas. Este com certeza será um mundial em que muitas seleções 'esquecidas' farão história. E você, aposta em quem?
Cairo! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Gostaria de comentar que nessa edição da copa do mundo, mesmo com a tremenda insatisfação dos torcedores em geral com as escolhas de Dunga, estou bem confiante no elenco da seleção. A história ja nos mostrou que times recheados de 'estrelinhas' nem sempre são caminho certo para o sucesso. Jogadores que ainda tem muito a mostrar para os brasileiros e para o mundo, entram em campo com raça e vontade de jogar, objetividade! Mas, independente dessa nebulosa de dúvidas, torcerei muito para a gloriosa 'Canarinho'.
ResponderExcluirAe Cairo curti seu blog isso ae =)
ResponderExcluir