A Copa do Mundo começa na próxima semana, mais precisamente no dia 11, sexta-feira. Durante a disputa do mundial, todas as outras competições de futebol (entre elas Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil) ficarão interrompidas, e serão retomadas em julho. Para alguns clubes, essa parada caiu do céu, pois terão tempo de se reforçar, treinar e fazer amistosos (que não significa uma melhora certa). Em compensação, muitos outros, que vêm em ótima fase, não ficaram tão satisfeitos com esse período sem jogos. Afinal, até que ponto a Copa do Mundo pode ajudar ou atrapalhar os clubes brasileiros?
Uma das semi-finais da Taça Libertadores da América será entre Internacional e São Paulo. O clube gaúcho não vem em boa fase, tendo demitido o técnico uruguaio Jorge Fossati há uma semana. Essa parada pode ajudá-los bastante, já que poderão treinar e analisar com calma o futuro adversário durante mais de um mês (lembrando que o primeiro confronto será no dia 28 de julho). Por outro lado, os são paulinos não estão nada contentes, pois o time vem em uma boa sequência (apesar da derrota para o Goiás, por 2 a 1), principalmente após a chegada do atacante Fernandão, ex-colorado. O Corinhtians, um dos líderes do campeonato nacional, também pode se ver prejudicado com a Copa. O ponto positivo é que Ronaldo, atualmente lesionado, deverá reforçar a equipe no próximo mês.
O Palmeiras, que fez um péssimo semestre, tem como esperança de recuperação esse período de Copa. O time de Palestra Itália terá uma semana de folga, mas depois voltará para treinos e amistosos intensos. Além disso, tentará se reforçar ao máximo, como já fez ao contratar o atacante Kléber. O clube ainda aguarda uma resposta do técnico Felipão, que comentará a Copa do Mundo por uma emissora de televisão sul-africana, e tentará a contratação do meia Valdivia, ídolo da torcida. O Vasco da Gama, em situação semelhante à do clube paulista, também usará esse mês para dar a volta por cima e melhorar seu elenco, bastante fragilizado, por sinal. A maior expectativa é sobre o jovem promissor Philipe Coutinho, que deverá ir para a Inter de Milão em breve. No entanto, o clube de São Januário tentará segurá-lo no Brasil por mais um tempo. O Flamengo também está nesta lista dos que tentarão se reestruturar neste período. Após a eliminação da Libertadores e a saída de Adriano, o clube carioca contratou o ídolo Zico para o cargo de diretor de futebol, e ainda busca um atacante para substituir o Imperador. Rafael Sóbis é o nome mais forte até o momento.
Portanto, será um período de muito trabalho e de muitas dúvidas. Não sabemos como ficarão os clubes brasileiros após a Copa do Mundo, já que os europeus, com certeza, buscarão reforços aqui no Brasil nesta janela de transferências. Cabe aos times que vêm jogando bem tentar manter o elenco, a forma e o futebol, e àqueles que não vivem um momento de muitas alegrias, a tentativa de recuperação através de treinos e contratações.
VAI CORINTHIANS!!!
ResponderExcluir