domingo, 14 de novembro de 2010

O lamentável fim do aguardado Corinthians x Cruzeiro


Dizem que, se não soubermos o nome do árbitro e de seus assistentes ao término do jogo, é sinal de que os mesmos não influenciaram a partida, e tudo correu normalmente. Mas vimos ocorrer o contrário na noite deste sábado, no estádio do Pacaembu. A partida mais importante do Campeonato Brasileiro até o momento não merecia terminar e se resumir a comentários negativos sobre a arbitragem. Ainda mais em um confronto travado entre duas equipes de grande qualidade técnica, e que não à toa disputam ponto a ponto o topo da tabela.

No entanto, é impossível rever os lances da partida e não se revoltar com algumas decisões do trio de arbitragem. E não digo isso baseando-me apenas no clímax do jogo, o "pênalti" marcado por Sandro Meira Ricci em cima de Ronaldo, lance que ainda admite certa discussão. Mas também por impedimentos absurdos vistos apenas pelo assistente Alessandro Álvaro Rocha de Matos, em jogadas em que o cruzeirense se encontrava no mínimo uns 2 metros atrás do jogador corintiano. É inadmissível ver erros tão grotescos em uma partida de tamanha importância como a de ontem.

Deixando os erros citados de lado, se é que é possível, o jogo foi bastante movimentado. O Cruzeiro foi superior ao Corinthians durante praticamente todos os 90 minutos, e o excelente argentino Montillo, mesmo fortemente marcado por Ralf, conseguiu criar algumas boas jogadas. A maior chance de gol da partida foi a favor da equipe mineira, em chute de Wellington Paulista, com grande defesa do bom goleiro Júlio César. Destaque também para a atuação do lateral-direito Jonathan, que só não deve receber muitas chances na Seleção de Mano Menezes devido à forte concorrência em sua posição.

É difícil estabelecer um limite entre a arbitragem tendenciosa e a arbitragem fraca, que não se impõe durante a partida. Não podemos dizer que o Corinthians vem sendo beneficiado ao longo deste campeonato, mesmo porque não há provas concretas para tal afirmação. Além disso, seria injusto tirar todos os méritos da boa equipe corintiana, tida como principal favorita há algum tempo (pelo bom futebol que vem jogando). Apesar dos erros, o campeonato segue, e a certeza que temos é de que estas últimas três rodadas serão de tirar o fôlego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário