segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bruno Dybal, promessa da base palmeirense e destaque da Copinha de 2012, concede entrevista ao blog

Bruno Dybal, de 17 anos, é uma das maiores promessas do Palmeiras

"Não subo jogador porque não tem jogador bom na base. Não tem jogador que sirva para vir e tirar um titular". Essa foi uma das várias declarações polêmicas dadas por Luiz Felipe Scolari em 2011. Obviamente, não é nenhum absurdo discordar da opinião do treinador palmeirense. Ao mesmo tempo, porém, é difícil não a associar ao retrospecto negativo do Palmeiras no que diz respeito às categorias de base. Ainda que a maioria das equipes brasileiras tenha bastante a evoluir nesse quesito, é possível elaborar uma lista de boas revelações que aqui surgiram, sobretudo em dois dos maiores rivais do clube alviverde. Kaká, o melhor jogador do mundo em 2007, despontou no São Paulo, que já tem Lucas caminhando na mesma direção. A Vila Belmiro viu o nascimento de Neymar, craque do Santos e, aos 20 anos, sonho de consumo de vários gigantes europeus.

Quem aparece com potencial para colocar em condição semelhante à dos rivais o Palmeiras, que tem em Vágner Love, hoje no Flamengo, sua principal revelação na última década, é o meio-campista Bruno Dybal. O camisa 8 da equipe palmeirense marcou 2 gols na Copa São Paulo de Juniores de 2012 e, mesmo com apenas 17 anos, já conquistou muitos títulos com o uniforme verde, dentre eles a Copa Rio Sub-17 e o Campeonato Paulista da mesma categoria, ambos em 2011. Além disso, o jogador já teve a oportunidade de treinar com o time profissional do Palmeiras quando Antônio Carlos Zago estava no comando, em 2010. E Bruno Dybal, que, apesar da declaração de Felipão, em breve deverá surgir pelo menos como opção no elenco principal, respondeu a algumas perguntas do blog em uma rápida entrevista, a qual você confere a seguir.

Com quantos anos e onde você deu início à sua carreira de jogador de futebol? Quando criança já atuava como meia ou o começo foi em outro setor do campo?

Bruno Dybal: Comecei aos 5 anos em uma escolinha do Palmeiras, e a minha estreia no futebol de campo ocorreu quando eu tinha 9 anos de idade. Quanto ao posicionamento, sempre atuei como meia.

Embora seja um jogador muito jovem, você já deve ter participado de um jogo do qual não vai se esquecer tão cedo. Quais são as suas atuações inesquecíveis?

Bruno Dybal: Apesar da pouca idade, já joguei muitas partidas que não vou esquecer. Mas as finais de campeonato sempre marcam mais. Destaco Palmeiras x Botafogo, pela decisão da Copa Rio Sub-17 (nesse jogo, Dybal cobrou a falta que resultou no gol de empate da equipe paulista, que seria campeã nos pênaltis), e Palmeiras x Santos, pela final do Campeonato Paulista Sub-17 (competição vencida pelos palmeirenses e na qual Bruno marcou 9 gols).

Ao longo de seus 97 anos de história, o Palmeiras teve ótimos meio-campistas. Djalminha, Rivaldo e Alex são alguns exemplos recentes. Qual é a sua maior inspiração palmeirense na posição? E no futebol em geral?

Bruno Dybal:
Minha maior inspiração no Palmeiras é o Alex, pela maestria e classe que tem. Também gosto de ver em ação o Paulo Henrique Ganso, o Kaká, o Valdívia, entre outros...

O Palmeiras é um dos grandes clubes brasileiros que ainda não conquistaram a Copa São Paulo de Juniores. Você acredita que esse aspecto é um "adversário a mais" das equipes palmeirenses que disputam a competição, principalmente no que diz respeito à questão psicológica?

Bruno Dybal: A Copa São Paulo de Juniores é uma grande competição. Por isso, acredito que a motivação de disputá-la sempre está em primeiro lugar e que esse aspecto não tem muito peso.

Apesar do retrospecto negativo, vocês fizeram uma boa Copinha em 2012 e deixaram otimistas os palmeirenses com relação ao futuro de vários jogadores desse elenco. Já houve algum contato entre o grupo que disputou o torneio e a comissão técnica da equipe profissional?

Bruno Dybal: Ainda não houve esse contato, mas estamos nos preparando para uma possível oportunidade no time principal do Palmeiras.

Para finalizar, qual é o seu maior sonho como jogador de futebol? E qual mensagem você deixa àqueles que sonham em seguir carreira nessa profissão tão árdua e, ao mesmo tempo, prazerosa?

Bruno Dybal: Meu maior sonho é realizar meus objetivos e ser ídolo no Palmeiras. A mensagem que deixo é que, apesar de se tratar de um caminho árduo, nunca desistam dos seus ideais, coloquem sempre Deus na frente e se dediquem ao máximo.

Abaixo, confira um vídeo com os melhores lances de Bruno Dybal. O entrevistado é visto pelos torcedores palmeirenses como uma esperança de dias melhores na equipe profissional, que, ao contrário dos times de base, não vem conquistando muitos títulos nos últimos anos.



Twitter do jogador: @BunoDybal

2 comentários:

  1. Ótima entrevista! Que o Bruno consiga honrar nosso manto e se torne um idolo. Parabens pela dedicação, seja sempre humilde e guerreiro. Bom trabalho, Cairo! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela entrevista!
    Espero que o Felipao aproveite a base!

    Porque temos muitos jogadores talentosos!

    abcs

    ResponderExcluir