quarta-feira, 16 de junho de 2010

Análise da primeira rodada da Copa do Mundo


E lá se foi a primeira rodada da Copa do Mundo. Foram 16 jogos de muita disposição, marcação e com poucos lances de efeito, como estamos acostumados a ver em mundiais. Tanto é que a média de gols destas primeiras partidas foi baixíssima: 1,5 gols por jogo, um recorde em Copas do Mundo. No entanto, esta escassez de gols tende a diminuir à medida que a ansiedade for sumindo e as seleções forem se soltando e necessitando de resultados. Perder na estreia é pior do que em qualquer outra ocasião, pois gera desconfiança por parte dos torcedores e insegurança no elenco. Por isso vimos partidas tão brigadas no meio de campo e com poucas equipes se expondo em demasiado. Embora seja difícil avaliar um time baseando-se em apenas um jogo, já podemos destacar aquelas seleções que mostraram um bom futebol na primeira rodada e as que deixaram a desejar.

Meu destaque vai para a Alemanha, que ignorou a ansiedade da estreia e logo de cara aplicou uma goleada, 4 a 0, na seleção australiana. Os jovens Özil e Müller mostraram personalidade e não tomaram conhecimento do adversário. Até o brasileiro naturalizado alemão Cacau, que joga no Sttutgart, fez o dele, o último da partida. A Argentina jogou o suficiente para bater a Nigéria por 1 a 0, com gol de Heinze. Acredito que os argentinos ainda crescerão muito na competição, e Messi, no primeiro jogo, já mostrou do que é capaz. A Holanda, uma das únicas deste mundial que alimenta a expectativa de um futebol bonito, venceu a Dinamarca por 2 a 0. A seleção brasileira, tida como uma das favoritas à conquista do título, fez 2 a 1 na Coréia do Norte, em um jogo fraco tecnicamente. Esta partida foi a prova de que a seleção brasileira, que tem como principal arma o contra-ataque, enfrentará dificuldades contra times defensivos.

A Espanha, talvez com o melhor elenco da competição, não conseguiu furar o bloqueio suíço e ainda por cima tomou um gol, perdendo por 1 a 0. Sem dúvida nenhuma, a maior zebra da Copa até aqui. A Itália, atual campeã, decepcionou na primeira rodada, empatando em 1 a 1 com o Paraguai em uma partida com poucas chances de gol. Além disso, pode ter perdido o goleiro Buffon, lesionado, para o restante da competição. A Inglaterra fez um gol nos EUA logo no início, com Gerrard, mas sofreu o empate em uma falha grotesca do goleiro Green, que aceitou um chute de longe. A seleção francesa, apesar de contar com jogadores de qualidade, como Gourcuff e Ribery, não mostrou um bom futebol diante do Uruguai, ficando no empate por 0 a 0.

Melhor jogo: Alemanha 4 x 0 Austrália
Pior jogo: Eslovênia 1 x 0 Argélia
Melhor jogador: Özil (Alemanha)
Gol mais bonito: Tshabalala (África do Sul), no empate de sua seleção por 1 a 1 com o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário