segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A convocação de Mano Menezes e a merecida volta de Ronaldinho à seleção!


A expectativa para o mais importante jogo de Mano Menezes frente à seleção brasileira até o momento, diante da Argentina, no próximo dia 17, começou a ser criada na última sexta-feira, quando o ex-técnico corintiano divulgou a lista dos 23 jogadores que vão a Doha, no Catar. E, mais uma vez, o renovado elenco canarinho que enfrentará os hermanos foi bem aceito pelos brasileiros, com raras exceções.

Mano optou por manter a ótima base que formou já na primeira partida no comando da seleção, contra os Estados Unidos, com Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, André Santos, Lucas, Ramires, Neymar, Robinho e Pato. Mais uma vez, deixou os 'medalhões' que fracassaram na Copa do Mundo deste ano de fora, aparentemente mais por uma questão psicológica do que técnica, já que jogadores como Júlio César, Maicon, Lúcio, Kaká e Nilmar, acredito eu, têm vaga garantida no time atual.

Entre as poucas surpresas, a mais agradável foi, sem dúvidas, a volta de Ronaldinho Gaúcho, que havia feito sua última partida com a amarelinha ainda na "Era Dunga", contra o Peru, no dia 1º de abril de 2009. Ronaldinho deverá ocupar a vaga de Ganso, lesionado, e atuar como principal armador da equipe. Outra convocação surpreendente foi a de Douglas, meia que vem fazendo boas partidas com a camisa do Grêmio, sobretudo após a chegada de Renato Portaluppi ao time gaúcho.

O descontentamento de grande parte da torcida foi em relação à não-convocação de Hernanes, atualmente o principal e mais decisivo jogador brasileiro atuando na Europa, visto que é o destaque da Lazio, surpreendentemente líder até então do Campeonato Italiano. Outra ausência sentida foi a do lateral-esquerdo Marcelo, peça fundamental no Real Madrid de José Mourinho e que poderia "roubar" a camisa 6 de André Santos.

Apesar das ressalvas feitas, a convocação provou mais uma vez que Mano Menezes vem realizando o seu trabalho de técnico da seleção mais vitoriosa do mundo da forma como deve ser feito: acompanhando futebol. O treinador tem frequentado vários estádios europeus, mesmo quando não há jogador brasileiro a ser observado para uma possível convocação. Mano acompanha a tendência do futebol, que evolui a cada jogo. O trabalho a longo prazo visando à Copa do Mundo de 2014 não poderia ter começado melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário