sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Da alegria do título ao drama do rebaixamento; veja as ambições de cada clube na última rodada do Brasileirão


Passadas 370 partidas, disputadas ao longo de aproximadamente seis meses, o Campeonato Brasileiro de 2011 finalmente chegou à sua última e decisiva rodada, que neste ano está recheada de clássicos. No próximo domingo, às 5 da tarde, vários clubes, salvo algumas exceções, entrarão em campo com objetivos distintos e com ambições variadas. Na parte de cima da tabela, Corinthians e Vasco sonham com a taça, enquanto outras equipes ainda buscam uma vaga na Libertadores, que, para alguns times, como Coritiba e Figueirense, pode ser um feito equivalente à conquista de um título. Na outra metade, porém, o cenário é diferente. Cruzeiro, Ceará e Atlético Paranaense usam suas últimas forças para evitar o rebaixamento. Enfim, uma rodada tão importane como a de domingo merece uma análise mais detalhada, a qual você confere abaixo.

Corinthians x Palmeiras - Pacaembu - São Paulo/SP


Não há muitas dúvidas quanto às combinações de resultados favoráveis ao Corinthians, que só precisa de um empate contra o Palmeiras para conquistar o pentacampeonato nacional. Além disso, em caso de igualdade no placar ou vitória do Flamengo no Engenhão, os corintianos podem até perder que, ainda assim, levantarão a taça. Aos comandados de Felipão, já garantidos na próxima Sul-Americana, só resta a ambição de evitar o título do maior rival e amenizar a frustração do torcedor palmeirense, que não vê a hora de o torneio acabar. A pressão, sem dúvida, existe dos dois lados. Em caso de derrota corintiana, 2011 será lembrado como o ano da eliminação para o Tolima e da perda de um campeonato quase ganho. O Palmeiras, se falhar na missão de vencer a partida, sofrerá ainda mais com sua torcida, principalmente se o Vasco ganhar no Rio.

Prováveis escalações:

Corinthians: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace e Paulinho; Willian, Alex e Jorge Henrique; Liédson; Técnico: Tite.
Palmeiras:
Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo e Marcos Assunção; Luan, Valdívia e Patrik; Ricardo Bueno; Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Resultado do 1º turno: Palmeiras 2 x 1 Corinthians (28/08, em Presidente Prudente)

Vasco x Flamengo - Engenhão - Rio de Janeiro/RJ

A situação vascaína em relação ao título não é das mais confortáveis. Além da vitória diante do rival Flamengo, os cruzmaltinos precisam torcer contra o Corinthians, que, como já foi dito, necessita apenas de um empate com o Palmeiras para se sagrar campeão. Pode jogar contra o Vasco o desgaste físico após a eliminação de quarta-feira na Sul-Americana para a Universidad de Chile. Em compensação, o apoio moral dado pelos torcedores vascaínos à equipe em seu desembarque no Rio de Janeiro pode ajudar os atletas a superar tais adversidades. O Flamengo, que chegou a ser apontado como um importante candidato ao título devido aos altos investimentos feitos em 2011, ainda tem a motivação da Libertadores, para a qual se classifica com um empate. Soma-se a isso a ambição de impedir mais um título do rival, que já conquistou a Copa do Brasil em 2011.

Prováveis escalações:

Vasco: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo e Felipe Bastos; Bernardo, Diego Souza e Felipe; Élton; Técnico: Cristóvão Borges.
Flamengo: Felipe; Leonardo Moura, Alex Silva, Wellinton e Júnior César; Willians, Fierro, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid; Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Resultado do 1º turno: Flamengo 0 x 0 Vasco (28/08, no Engenhão)

Cruzeiro x Atlético Mineiro - Arena do Jacaré - Sete Lagoas/MG

O duelo mineiro será, talvez, o mais dramático do domingo. E não pela perspectiva de título de um dos lados, como nos clássicos paulista e carioca citados acima, mas pela possibilidade de queda para a 2ª divisão do Cruzeiro, em maio apontado como um dos favoritos à conquista da taça. Sem Montillo, seu principal jogador, Fábio e Marquinhos Paraná, todos suspensos, os cruzeirenses precisam da vitória sobre o maior rival para não dependerem de outros resultados. Um empate obriga o torcedor celeste a secar o Ceará, que enfrenta o Bahia, e, em caso de derrota, terá também de torcer pelo revés do Atlético Paranaense, que faz o clássico com o bom time do Coritiba. O Atlético Mineiro, a um ponto de se garantir na Sul-Americana, tem a chance de fazer o rival vivenciar a mesma decepção que sentiu o atleticano em 2005, quando o Galo foi rebaixado.

Prováveis escalações:

Cruzeiro: Rafael; Vítor, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro e Charles; Ortigoza, Fabrício e Wellington Paulista; Anselmo Ramón; Técnico: Vágner Mancini.
Atlético Mineiro: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre e Filipe Souto; Carlos César, Daniel Carvalho e Bernard; André; Técnico: Cuca.

Resultado do 1º turno: Atlético Mineiro 1 x 2 Cruzeiro (28/08, na Arena do Jacaré)

Internacional x Grêmio - Beira-Rio - Porto Alegre/RS

O cenário do Grenal do próximo domingo é bem semelhante ao do clássico entre Corinthians e Palmeiras. O Internacional, jogando em seus domínios, tem a possibilidade de garantir uma vaga na próxima Libertadores, e, para conquistá-la, precisa vencer o seu jogo e torcer por um empate do Coritiba ou por uma derrota do Flamengo. Há, ainda, a possibilidade de se classificar com uma igualdade no placar, desde que o Coritiba perca para o Atlético Paranaense e que Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam. O Grêmio, a exemplo do Palmeiras, do qual se encontra a um ponto, já está garantido na Copa Sul-Americana de 2012 e não tem chances matemáticas de alcançar o G-5. Portanto, já não existe nenhuma ambição gremista em relação à tabela, a não ser a de impedir o sucesso do maior rival, mesmo contexto do clássico paulista.

Prováveis escalações:

Internacional: Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Kléber; Guiñazu, Bolatti, Gilberto, D'Alessandro e Oscar; Leandro Damião; Técnico: Dorival Júnior.
Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Vílson, Saimon e Júlio César; Fernando e Fábio Rochemack; Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima; Técnico: Celso Roth.

Resultado do 1º turno: Grêmio 2 x 1 Internacional (28/08, no Olímpico)

Botafogo x Fluminense - Raulino de Oliveira - Volta Redonda/RJ

O "Clássico Vovô", como é conhecido o duelo entre Botafogo e Fluminense devido à longínqua primeira partida do dérbi, disputada em 1905, tem sido ofuscado por Vasco x Flamengo, visto que este envolve uma equipe ainda na disputa pelo título. Porém, no jogo de Volta Redonda ainda existem pretensões por parte dos dois times. O Fluminense já conquistou seu lugar na próxima Libertadores, mas precisa de um empate para garantir a 3ª colocação e, consequentemente, a vaga direta na fase de grupos da competição continental. O Botafogo, após desperdiçar inúmeras oportunidades de se manter na briga pela taça, agora se vê em uma condição não tão favorável: precisa vencer o forte time do Fluminense e ainda torcer contra Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo para conseguir uma vaga na Libertadores, que não vem há incríveis 15 anos.

Prováveis escalações:

Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Gustavo e Cortês; Marcelo Mattos e Renato; Elkeson, Felipe Menezes e Maicosuel; Loco Abreu; Técnico: Flávio Tenius (interino).
Fluminense: Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho e Diguinho; Marquinho, Deco e Rafael Sóbis; Fred; Técnico: Abel Braga.

Resultado do 1º turno: Fluminense 1 x 2 Botafogo (27/08, no Engenhão)

Atlético Paranaense x Coritiba - Arena da Baixada - Curitiba/PR

O clássico paranaense unirá dois extremos. De um lado, o Atlético, hoje na 18ª colocação, tenta escapar do rebaixamento, que só será evitado caso o rubro-negro do Paraná vença o seu jogo, o Ceará não ganhe do Bahia e o Cruzeiro perca em Minas Gerais. Na outra ponta, o Coritiba, vicecampeão da Copa do Brasil, pode coroar a excelente temporada com uma vaga na Libertadores de 2012, dependendo apenas de suas forças para atingir esse objetivo, que, para um clube de investimentos não tão altos se comparados aos de Corinthians e Flamengo, por exemplo, deve ser encarado como um título. E vale ressaltar que o Coritiba, rebaixado em 2009, retornou à 1ª divisão neste ano, o que faz da campanha em 2011 ainda mais admirável. Em caso de classificação, o Coxa fará sua terceira participação no torneio continental.

Prováveis escalações:

Atlético Paranaense: Renan Rocha; Wendell, Manoel, Fabrício e Heracles; Deivid e Marcelo Oliveira; Guerrón, Paulo Baier e Marcinho; Nieto; Técnico: Antônio Lopes.
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Jéci, Émerson e Lucas Mendes; Léo Gago e Willian; Rafinha, Marcos Aurélio e Éverton Costa; Leonardo; Técnico: Marcelo Oliveira.

Resultado do 1º turno: Coritiba 1 x 1 Atlético-PR (27/08, no Couto Pereira)

São Paulo x Santos - Romildo Ferreira - Mogi Mirim/SP

O clássico San-São, conhecido assim em referência às iniciais do nome de cada clube, a exemplo do duelo entre Botafogo e Fluminense, será disputado no interior e não chama tanto a atenção como o embate que envolverá Corinthians e Palmeiras no Pacaembu. A parte mais interessada na vitória é, sem dúvida, a do São Paulo, que, para se garantir na próxima Libertadores, precisa vencer o seu jogo e torcer para que Coritiba, Internacional e Figueirense não ganhem suas partidas. O Santos, por outro lado, não tem mais pretensões no torneio, e a escalação de um time quase que inteiramente reserva evidencia que os comandados de Muricy Ramalho já estão com a cabeça no Mundial do Japão, para onde viajam na segunda-feira. O duelo com o São Paulo poderá ser útil a Muricy para dar ritmo de jogo a Elano, que retorna de lesão.

Prováveis escalações:

São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Denílson e Wellington; Lucas, Cícero e Fernandinho; Luís Fabiano; Técnico: Leão (de contrato renovado por mais um ano).
Santos: Aranha; Leandro Silva, Bruno Aguiar, Vinícius Simon e Éder Lima; Rodrigo Possebom e Ânderson Carvalho; Elano, Ibson e Diogo; Alan Kardec; Técnico: Muricy Ramalho.

Resultado do 1º turno: Santos 1 x 1 São Paulo (28/08, na Vila Belmiro)

Bahia x Ceará - Pituaçu - Salvador/BA

Embora separados por apenas duas posições na tabela, Bahia (15º colocado) e Ceará (17º colocado) têm objetivos distintos na última rodada. Os baianos ainda querem uma vaga na Copa Sul-Americana de 2012, para a qual se classificam se vencerem e se o Atlético Goianiense perder em casa para o já rebaixado América Mineiro. O Ceará, em compensação, luta contra o rebaixamento, do qual escapa se ganhar do Bahia e se o Cruzeiro não vencer o Atlético. O detalhe dessa partida é a polêmica que surgiu no início da semana, pois, no último sábado, após a promoção do pernambucano Sport para a Série A, o Bahia divulgou uma nota em seu site oficial dizendo torcer para que o Ceará, justamente o adversário deste domingo, também permaneça na 1ª divisão para o bem do futebol nordestino. Tire suas próprias conclusões...

Prováveis escalações:

Bahia: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Marcone, Fabinho, Camacho e Gabriel; Lulinha e Souza; Técnico: Joel Santana.
Ceará: Diego; Heleno, Thiago Matias, Fabrício e Diego Sacoman; Michel, Juca e Rudinei; Felipe Azevedo; Osvaldo e Washington; Técnico: Dimas Filgueiras.

Resultado do 1º turno: Ceará 3 x 0 Bahia (28/08, no Presidente Vargas)

Avaí x Figueirense - Ressacada - Florianópolis/SC

Mais uma partida semelhante aos duelos Corinthians x Palmeiras e Internacional x Grêmio. Afinal, o clássico catarinense, a exemplo dos outros dois citados, envolve uma equipe que já não tem mais nenhuma ambição no torneio, a não ser evitar uma possível festa do rival. O Avaí, o último colocado com incríveis 74 gols sofridos em 37 partidas, já foi rebaixado há algum tempo e, por isso, joga para cumprir tabela e para não deixar o Figueirense se classificar para a próxima Libertadores. Os comandados de Jorginho fizeram uma excelente campanha, mas foram derrotados em casa nas últimas duas partidas - para Fluminense e Corinthians -, o que deixou comprometida a vaga na principal competição das América, na qual o Figueirense estará presente se vencer o Avaí e se Coritiba e Internacional não vencerem seus clássicos regionais.

Prováveis escalações:

Avaí: Marcelo Moretto, Arlan, Gian, Caçapa e Léo Campos; Diogo Orlando e Júnior Urso; Cléverson, Lincoln e Robinho; William; Técnico: Édson Neguinho.
Figueirense: Wilson, Bruno, Roger Carvalho, Édson Silva e Juninho; Ygor, Jonatas, Maicon e Elias; Wellington Nem e Júlio César; Técnico: Jorginho.

Resultado do 1º turno: Figueirense 2 x 3 Avaí (28/08, no Orlando Scarpelli)

Atlético Goianiense x América Mineiro - Serra Dourada - Goiânia/GO

A partida entre Atlético Goianiense e América Mineiro é a que menos atrai olhares na última rodada. Os atleticanos, dentro de suas limitações, fizeram uma campanha regular e, agora, têm a chance de garantir vaga na Sul-Americana, competição da qual seu principal rival, o Goiás, foi vicecampeão em 2010, ficando bem perto da Libertadores de 2011. Para conquistar seu lugar no torneio continental, basta um empate com o já rebaixado América, visto que o Bahia dificilmente tirará a diferença de oito gols de saldo. A equipe mineira disputará a 2ª divisão em 2012, mas, em caso de vicecampeonato do Corinthians, poderá ser lembrada como aquela que atrapalhou a vida do time paulista, derrotado por 2 a 1, além das vitórias sobre o Fluminense (em pleno Engenhão), que poderia assumir a liderança se vencesse, e sobre o Botafogo, ambas também por 2 a 1.

Prováveis escalações:

Atlético Goianiense: Márcio, Rafael Cruz, Gílson, Ânderson e Thiago Feltri; Pituca, Marino, Ernandes e Thiaguinho; Felipe e Anselmo; Técnico: Hélio dos Anjos.
América Mineiro: Glaycon, Micão, Éverton Luís e Gabriel; Amaral, Leandro Ferreira e Gílson; Rodriguinho; Kempes e Fábio Júnior; Técnico: Givanildo de Oliveira.

Resultado do 1º turno: América Mineiro 1 x 2 Atlético Goianiense (27/08, na Arena do Jacaré)

E, como aperitivo para a última rodada, o gol mais bonito do torneio, pelo menos por enquanto, anotado por Neymar no emocionante duelo Santos 4 x 5 Flamengo. Não à toa concorre ao Prêmio Ferenc Puskás como o gol mais espetacular do ano em todo o mundo.



Fonte das prováveis escalações: Blog do PVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário