quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes começa amanhã. Confira quem são e de onde vêm os candidatos a "Mazembe" da atual edição


Amanhã, quinta-feira, será dada a largada para o Mundial de Clubes de 2011. O torneio, que neste ano retorna ao Japão depois de duas edições disputadas nos Emirados Árabes, contará com sete participantes, a exemplo do que vem ocorrendo desde 2007. De todos os times envolvidos, seis se garantiram na competição após a conquista do título de seus respectivos continentes - África, América do Sul, América do Norte, Central e Caribe (os três fazem parte de uma só confederação, a CONCACAF), Ásia, Europa e Oceania. Completa essa lista o Kashiwa Reysol, incumbido de representar o país-sede pelo fato de, no último final de semana, ter levantado a taça da J-League, o Campeonato Japonês. Barcelona e Santos, os dois principais favoritos, já estão nas semifinais, enquanto os outros cinco times terão de se enfrentar para alcançar essa fase.

Muitos encaram a Copa do Mundo de Clubes como uma competição de um só jogo: a decisão. Afinal, na maioria dos casos, europeus e sul-americanos, que têm um poderio econômico bastante superior em relação aos outros adversários, confirmam as expectativas e avançam até a final, quando duelam pelo título. Das seis decisões disputadas desde 2005, ano da "democratização" do torneio e da inclusão de clubes de outros continentes além de América do Sul e Europa, apenas uma contou com um "intruso". Em 2010, o africano Mazembe surpreendeu, venceu o Internacional por 2 a 0 e avançou à final, na qual foi derrotado pela Inter, da Itália, por 3 a 0. A última edição, portanto, mostrou que o favoritismo, embora evidente, pode não se confirmar. Sendo assim, confira quais são as equipes que tentarão frustrar os planos de Barcelona e Santos.

Auckland City (Nova Zelândia): é um clube amador cuja maioria dos jogadores tem outras ocupações, ou seja, não se dedica integralmente a treinamentos e partidas. Caçula entre os participantes do Mundial, tem sido absoluto em seu país desde 2004, quando foi fundado: já conquistou quatro vezes o Campeonato Neozelandês em sete anos de existência, números que evidenciam a grande fragilidade do futebol na região, onde o principal esporte é o rugby. Garantiu-se na competição internacional após levantar a taça da Liga dos Campeões da Oceania, torneio que já venceu em duas ocasiões - 2009 e 2011. Na campanha do último título, teve como artilheiros o croata Daniel Koprivcic e o espanhol Manuel Exposito, cada um com três gols. Já participou de duas edições do Mundial, em 2006 (6º colocado) e 2009 (5º colocado).

Kashiwa Reysol (Japão): entra no torneio com a responsabilidade de representar o país-sede, condição que conquistou após vencer a J-League no último final de semana. Depois do Santos, o clube japonês é, sem dúvida, o mais "brasileiro" do Mundial, visto que um dos principais jogadores de sua história é o atacante Careca, que atuou pela equipe entre 1993 e 1996. Além disso, o atual treinador do time é Nelsinho Baptista, comandante do Corinthians no título brasileiro de 1990, o primeiro do clube alvinegro. Completam a lista de "brasucas" no Kashiwa Reysol o meia Jorge Wágner e o atacante Leandro Domingues, ex-Vitória, Cruzeiro e Fluminense, artilheiro da equipe na J-League e eleito melhor jogador do torneio. Ao contrário do Auckland City, o clube está longe de ser unanimidade no seu país, tendo retornado da 2ª divisão japonesa no último ano.

Monterrey (México): a equipe mexicana garantiu vaga no Mundial de Clubes após o título da Liga dos Campeões da CONCACAF, torneio que reúne times da América do Norte, da América Central e do Caribe. Logo após o sorteio das chaves, foi visto como uma possível ameaça para o Santos, adversário que pode enfrentar em uma das semifinais. Afinal, o Monterrey conta em seu elenco com o bom atacante chileno Humberto Suazo, o segundo maior artilheiro da história do clube, além do argentino César "Chelito" Delgado, que atuava pelo Lyon. Os Rayados, como são conhecidos no México, já conquistaram a Primeira Divisão em quatro ocasiões, três vezes na última década. O Monterrey aguarda o vencedor do duelo entre Auckland City e Kashiwa Reysol para, no dia 11, decidir quem enfrenta o Santos na próxima quarta-feira, dia 14.

Espérance ST (Tunísia): os tunisianos, inspirados pelo nome, tentarão repetir o feito do também africano Mazembe para surpreender na competição. O clube é o mais tradicional da Tunísia, com 24 troféus do principal torneio nacional do país, o dobro do segundo colocado, que tem "só" 12 - ainda que isso não o equipare aos gigantes Barcelona e Santos. Ganhou o direito de disputar o Mundial com o título da Liga dos Campeões da África na última temporada, quando, sob o comando do atacante camaronês N'Djeng, completou a tríplice coroa com as conquistas do Campeonato Tunisiano e da Copa da Tunísia. No próximo domingo, jogará com o Al-Sadd, do Catar, para definir o adversário do Barcelona na semifinal. Embora possível, é bastante improvável que o Espérance complique a vida dos catalães como fez o Mazembe com o Internacional em 2010.

Al-Sadd (Catar): a exemplo do Kashiwa Reysol, o Al-Sadd também possui algumas ligações com o futebol brasileiro. O atacante Emerson, campeão brasileiro com o Corinthians no último domingo, ganhou o apelido de "Sheik" no período em que atuava no clube. Quem também passou por lá foi Romário, que, devido a lesões, só jogou três partidas pela equipe e não marcou nenhum gol. Sem dúvida nenhuma, o meia Felipe, hoje muito bem no Vasco, se deu melhor no Al-Sadd, onde era chamado de "O Mágico". Hoje, dois responsáveis pelos gols do time são o marfinense Abdul Kader Keita e o senegalês Mamadou Niang. O treinador da equipe do Catar é Jorge Fossati, que chegou a comandar o Internacional em 2010, ano da trágica eliminação para o Mazembe. Porém, quem esteve à frente do Colorado nesse episódio foi Celso Roth, e não o técnico uruguaio.

Abaixo, confira a tabela com todos os jogos do Mundial de Clubes de 2011, competição que pode ficar marcada pelo esperado encontro entre Lionel Messi e Neymar, dois dos melhores jogadores do momento:

Fase preliminar:
Jogo 1 - (08/12, 08:45, Toyota) - Kashiwa Reysol x Auckland City

Quartas-de-final:
Jogo 2 - (11/12, 05:00, Toyota) - Al-Sadd x Espérance
Jogo 3 - (11/12, 08:30, Toyoya) - Vencedor do jogo 1 x Monterrey

Semifinais:
Jogo 4 - (14/12, 08:30, Toyota) - Vencedor do jogo 3 x Santos
Jogo 5 - (15/12, 08:30, Yokohama) - Vencedor do jogo 2 x Barcelona

5º lugar:
Jogo 6 - (14/12, 05:30, Toyota) - Perdedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 3

3º lugar:
Jogo 7 - (18/12, 05:30, Yokohama) - Perdedor do jogo 4 x Perdedor do jogo 5

Final:
Jogo 8 - (18/12, 08:30, Yokohama) - Vencedor do jogo 4 x Vencedor do jogo 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário