domingo, 17 de março de 2013

Milan e Arsenal ofereceram resistência surpreendente, mas não podem se contentar com "façanhas" como essas

O francês Niang, de 18 anos, desperdiçou chance crucial
Em dezembro, logo depois do sorteio das oitavas-de-final, escrevi que Milan e Arsenal provavelmente pagariam caro por terem se classificado na segunda posição de seus grupos na Liga dos Campeões. A liderança era bastante acessível para ambos, mas os dois não aproveitaram e foram obrigados a encarar o primeiro colocado de uma outra chave no mata-mata. Nesta semana, as expectativas se confirmaram, e rossoneri e Gunners deram adeus à competição: na terça, o Milan perdeu para o Barcelona, enquanto um dia depois foi a vez de o Arsenal cair diante do Bayern de Munique.

Resultados finais à parte, vale destacar a dificuldade, de certo modo surpreendente, que Milan e Arsenal ofereceram aos rivais, hoje sem dúvida nenhuma superiores. A equipe italiana conseguiu algo improvável ao vencer o primeiro jogo em San Siro: 2 a 0. O resultado fez com que muitos, inclusive eu, acreditassem em uma eliminação dos catalães antes das quartas-de-final, o que não acontece desde 2007. Afinal, um único gol do Milan na partida da volta obrigaria o Barcelona a fazer quatro. O francês M'Baye Niang até teve a chance de marcar na etapa inicial e encaminhar a classificação milanista, mas chutou na trave. Do outro lado, Messi e seus companheiros, que ainda formam o melhor time do mundo, não desperdiçaram as oportunidades e venceram por 4 a 0.

Com o Arsenal aconteceu o contrário, pois o time londrino perdeu a primeira partida por 3 a 1 em seu estádio. Natural que, depois de um revés como esse, a maioria das pessoas esperasse um passeio do Bayern no jogo da volta, na Alemanha. A equipe inglesa, no entanto, se aproveitou de uma atuação ruim e incomum dos bávaros para aplicar um 2 a 0, com direito a pressão nos últimos minutos, em pleno Allianz Arena. A vitória não foi suficiente para o Arsenal, que perdeu no critério dos gols fora, mas os Gunners certamente saíram de Munique de cabeça erguida, já que tinham feito frente a um adversário muito forte: o Bayern é o virtual campeão da Bundesliga com 22 vitórias em 26 partidas e já abriu nada menos do que 20 pontos para o vice-líder Borussia Dortmund.

Porém, contentar-se com "façanhas" como essas é pouco, especialmente no caso do Milan, que tem enorme tradição no torneio - o clube já faturou a Liga dos Campeões sete vezes, duas a menos que o Real Madrid, o mais vitorioso. O fato é que, mesmo tendo vencido o Barcelona de maneira heroica em um dos jogos, os rossoneri não prosseguiram e mais uma vez abandonaram precocemente a competição. É importante lembrar que após 2007, ano em que foi campeão, o Milan não voltou a fazer uma grande campanha continental. O melhor desempenho na Champions desde o último título foi na temporada passada, quando perdeu justamente para o Barça nas quartas-de-final. De 2007 até aqui foram outras três participações e três eliminações nas oitavas.

Sobre o sorteio das quartas-de-final, realizado na sexta-feira, é possível apontar favoritos na maioria dos confrontos, embora a confirmação nem sempre ocorra na prática. O Málaga vem fazendo história em sua primeira participação na Champions e foi o responsável, aliás, por ter deixado o Milan na segunda colocação do grupo C. Entretanto, é azarão no duelo com o Borussia Dortmund, de campanha espetacular e invicto juntamente com a Juventus. Já Real Madrid x Galatasaray tem vários atrativos, como o reencontro de José Mourinho com seus ex-comandados Wesley Sneijder e Didier Drogba, além do duelo entre os artilheiros Burak Yilmaz e Cristiano Ronaldo, cada um com oito gols, mas é o jogo em que a balança mais pende para um dos lados: o dos espanhóis.

Os outros dois jogos reúnem quatro líderes de seus campeonatos locais, três deles já com o título encaminhado. O Barcelona, soberano no Espanhol, encara o PSG, que briga com Lyon e Olympique pela taça na França. Mas o fato de ainda dividir atenções com a Ligue One nem é o maior problema para a equipe parisiense, e sim a possibilidade de no primeiro jogo não contar com Zlatan Ibrahimovic, suspenso por duas partidas após expulsão na ida das oitavas com o Valencia - a diretoria do PSG irá recorrer da decisão. Bayern x Juventus é, na teoria, o embate mais equilibrado da fase. Não fosse a irreconhecível exibição na derrota por 2 a 0 para o Arsenal, talvez os bávaros entrassem com mais favoritismo, que no momento é pequeno a favor dos atuais vice-campeões.

Confira os duelos das quartas-de-final:

Málaga x Borussia Dortmund (ida em Málaga e volta em Dortmund)
Real Madrid x Galatasaray (ida em Madri e volta em Istambul)
PSG x Barcelona (ida em Paris e volta em Barcelona)
Bayern x Juventus (ida em Munique e volta em Turim)

Já eliminados, últimos brilhos de Arsenal e Milan na Champions aconteceram há algum tempo. Os Gunners chegaram à final em 2006, quando perderam para o Barcelona (primeiro vídeo), e o Milan conquistou o heptacampeonato sobre o Liverpool em 2007, ainda com Kaká (segundo vídeo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário