segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ronaldinho novamente é decisivo na vitória do líder Flamengo. Lá embaixo, Santos começa recuperação

O Campeonato Brasileiro de 2011 vai se aproximando da sua metade. No momento, ainda existe um equilíbro considerável na classificação, como já é de costume no torneio nacional. Nenhuma equipe disparou na liderança ou se isolou na lanterna, havendo chances de esses dois postos terem novos donos já no próximo final de semana. Na parte de cima da tabela, apenas seis pontos separam o líder Flamengo do Palmeiras, o 5º colocado. Lá embaixo, o América, que ocupa a última posição, encontra-se a três pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos. À parte as três partidas a menos que a equipe paulista tem em relação à mineira, as duas podem ficar lado a lado na próxima rodada, o que evidencia a pequena disparidade, pelo menos na pontuação, entre os clubes que estão no mesmo "setor. Não se pode descartar, também, a possibilidade de algum time embalar uma boa sequência de jogos e decolar na tabela, o que já se tornou constante nas últimas edições.

O Flamengo entrou em campo no sábado, quando recebeu o Coritiba no Engenhão. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo não foram brilhantes como no jogo contra o Santos - o que não deve se repetir tão cedo, sobretudo devido ao estado lamentável em que se encontram alguns gramados brasileiros. Porém, fizeram o essencial para vencer os paranaenses por 1 a 0 e assumir provisoriamente a liderança. Ronaldinho, mais uma vez, foi fundamental para o sucesso rubro-negro. O camisa 10, aos 44 minutos do 2º tempo, cruzou na medida para Jael fazer o gol da vitória. A pressão foi jogada para o Corinthians, que empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, em importante recuperação, na Arena da Baixada. A equipe comandada por Tite não jogou mal e até criou boas chances de gol. No entanto, novamente a ausência de Liédson, lesionado, foi sentida.

O São Paulo, terceiro colocado, visitou o Avaí na Ressacada, palco da eliminação tricolor na Copa do Brasil de 2011. O resultado adverso, entretanto, não se repetiu. Contando com atuação inspirada de Cícero, que jogou como principal homem de ligação do time e marcou dois gols, a equipe de Adílson Batista venceu por 2 a 1, de virada, e se manteve onde estava, apenas dois pontos atrás do líder Flamengo. O Vasco, que quatro dias antes conseguira segurar Neymar e companhia e vencer o Santos por 2 a 0, não repetiu o feito com Loco Abreu, que anotou dois gols e comandou a goleada botafoguense por 4 a 0 no clássico carioca. O Palmeiras recebeu o Grêmio de Celso Roth no Canindé, onde vem tendo um ótimo desempenho em 2011. Porém, apesar do retrospecto, não passou do 0 a 0. Assim como ocorreu com o Corinthians, faltou o "homem gol".

Internacional e Cruzeiro fizeram partida de muitos gols e de atuação polêmica do árbitro no Beira Rio. Os donos da casa saíram atrás no placar, que foi aberto por Anselmo Ramon após falha do goleiro Muriel - mais tarde, justiça seja feita, o camisa 1 faria ótimas defesas. Mas o Inter não se abateu, virou e chegou a abrir 3 a 1, resultado que seria diminuído pelos visitantes posteriormente. O Colorado, que procura um novo treinador, tem time para se recuperar e brigar pelas primeiras posições. O Cruzeiro, por outro lado, continua muito abaixo do que apresentou no início do ano e já começa a se distanciar da ponta de cima da tabela. O Atlético Mineiro, jogando sob os olhares de sua torcida, em Ipatinga, foi derrotado por 2 a 1 pelo Figueirense. Após o resultado negativo, Dorival Júnior deixou o cargo de treinador atleticano. O problema do Galo, porém, parece ultrapassar o limite das quatro linhas.

No Pacaembu, o Santos, que não contou com Neymar, venceu por 1 a 0, com gol de Borges, e deixou a zona de rebaixamento. A recuperação do time de Muricy Ramalho no Campeonato Brasileiro parece ser questão de tempo. Obviamente, a essa altura, as chances de brigar pelo título são muito pequenas, sobretudo pelo fato de o Santos estar mais focado no Mundial de Clubes, que ocorrerá em dezembro. No entanto, com o elenco que tem, a equipe santista dificilmente fechará o torneio na parte debaixo da tabela. O Fluminense, que se vê envolvido na polêmica de Fred, foi a Minas Gerais e perdeu para o lanterna América por 3 a 0. Apesar do resultado, porém, ainda acredito que o time de Abel Braga brigará por objetivos mais altos no torneio. Por fim, o Bahia, venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1 e conseguiu se distanciar da zona da degola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário