sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Em um Brasileirão acirrado, Internacional, Fluminense e Santos são os candidatos a "Grêmio" de 2011


Fazer previsões relativas ao futebol não é uma missão simples. Afinal, quando todas as fichas estão depositadas naquele time com pretensões mais ambiciosas no torneio e que, ainda por cima, joga em seus domínios, o adversário, às vezes de pouca expressão e com um elenco limitado devido às dificuldades financeiras, pode surpreender e conquistar os três pontos. E as últimas edições do Campeonato Brasileiro vêm demonstrando esse fato com grande frequência. Em 2011, por exemplo, no momento em que muito se esperava do Flamengo, o rubro-negro tropeçou seguidamente, como nas derrotas para Atlético Goianiense e Bahia no Engenhão. O Corinthians também perdeu valiosos pontos no Pacaembu, onde foi derrotado por Cruzeiro e Figueirense. Ontem, o líder Vasco decidiu entrar nessa lista: 1 a 1, com o mesmo Atlético Goianiense, em São Januário.

Na parte de cima da tabela, um palpite quanto ao possível campeão está ainda mais suscetível a erros. Apenas dois pontos separam o Vasco, o primeiro colocado, do Corinthians, o quarto. Ou seja, em uma rodada, a ordem dos quatro primeiros colocados pode ser completamente alterada. Em contrapartida, se olharmos a classificação após a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, o líder já era o Fluminense, que meses depois confirmaria o título, o terceiro de sua história. O Corinthians, vice-líder até então, na última rodada trocaria de posição com o Cruzeiro, que ocupava a terceira colocação. Poucas mudanças na reta final da competição, portanto. Entre os dez primeiros colocados, a ascensão mais significativa foi a do Grêmio, que saiu do 10º lugar, posição que ocupava na 25ª rodada, rumo à zona de classificação para a Libertadores.

E o caso do Grêmio, que protagonizou uma reação admirável no ano passado, pode servir de exemplo às equipes que vêm subindo na tabela na atual edição do Brasileirão. O rival Internacional iniciou a competição com uma campanha oscilante, que incluiu derrotas no Beira-Rio para Ceará e São Paulo, além de embaraçosos empates com Palmeiras e Atlético Goianiense, que adora tirar pontos dos clubes de maior expressão. Aos poucos, porém, a equipe gaúcha foi se acertando com Dorival Júnior no comando e com as boas atuações de Oscar e Leandro Damião, que colocaram o Inter na condição de segundo melhor ataque do torneio, atrás apenas do Coritiba. Podem prejudicar o Colorado na luta pelo título a lesão de seu camisa 9, que para por pelo menos 40 dias, e a grande quantidade de empates: são 10, ao todo, o segundo que mais empata no Brasileirão.

Quem também entrou de vez na briga pelas primeiras colocações é o Fluminense, que não começou bem a campanha pela defesa do título do ano passado, mesmo após a chegada de Abel Braga. Entretanto, o tricolor carioca subiu de rendimento e, hoje, ocupa a quinta colocação do torneio, seis pontos atrás do líder Vasco da Gama. Os maiores diferenciais em relação à equipe que levantou a taça nacional há pouco menos de um ano são as ausências de Muricy Ramalho, substituído por outro ótimo treinador, e de Conca, que ainda não tem um substituto à altura. Resta saber se Deco, constantemente perseguido pelas contusões, conseguirá ter uma sequência de jogos, preencher essa lacuna deixada pelo argentino no meio-campo do Fluminense e auxiliar o ataque tricolor, o ponto forte do elenco, com Fred, Rafael Sóbis, Rafael Moura e Ciro.

O Santos, apesar de ocupar a 10ª colocação, é, a meu ver, um forte candidato a figurar entre os primeiros colocados. A equipe santista tem dois jogos a menos - contra o Botafogo, na Vila Belmiro, e o Grêmio, no Olímpico - e, se vencê-los, pode chegar a 41 pontos, ficando apenas a cinco do líder Vasco da Gama. A qualidade do elenco, que conta com o melhor jogador do Brasil atualmente, e do treinador, campeão de quatro das últimas cinco edições do Brasileirão, são inquestionáveis. O que pode fazer a diferença é a preocupação com possíveis contusões dias antes do Mundial de Clubes, em dezembro, quando o Santos deverá enfrentar o poderoso Barcelona na final. Para o bem do torneio, será ótimo que equipes do peso de Inter, Fluminense e Santos se mantenham na parte de cima e, consequentemente, deixem a briga pelo título ainda mais acirrada.

No vídeo abaixo, confira o lindo drible aplicado por Deco na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Avaí. O camisa 20 tem a missão de preencher a lacuna deixada por Conca e conduzir o tricolor carioca ao segundo título consecutivo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário