segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Camisa 10 e sensação do Liverpool, brasileiro Philipe Coutinho merece ser observado com atenção na Europa

Coutinho é um dos principais brasileiros do futebol europeu
A pausa de fim de ano do nosso futebol nos faz olhar com ainda mais atenção para os gramados europeus. Afinal, em algumas competições do Velho Continente, a bola não para de rolar nesse período de festas. E quem acompanhou a rodada desse final de semana das principais ligas europeias pôde ver jogadores brasileiros se destacando com boas atuações. Na Espanha, por exemplo, Neymar novamente foi o protagonista do Barcelona, dessa vez marcando os dois gols da vitória catalã por 2 a 1 sobre o Villarreal. Já na Inglaterra, o volante Fernandinho também foi às redes duas vezes e ajudou o Manchester City a golear o Arsenal por 6 a 3.

Porém, outro atleta brasileiro merece ser lembrado pelo que jogou no fim de semana. Embora não tenha feito gols como seus compatriotas, Philipe Coutinho foi peça importante do Liverpool na histórica goleada sobre o Tottenham, fora de casa, por 5 a 0, resultado que deixou os Reds na segunda posição do Campeonato Inglês a apenas dois pontos do líder Arsenal. Com as ausências do ídolo Steven Gerrard, que só deve retornar de lesão em janeiro, e do atacante Daniel Sturridge, também machucado, o camisa 10 precisou dividir com os companheiros a responsabilidade de servir Luis Suárez, o craque do time. E ele não decepcionou. Além de ter participado da jogada do segundo gol, Coutinho criou boas chances e ainda chutou uma bola no travessão do goleiro Lloris.

As boas exibições de Coutinho no Liverpool, no entanto, não são novidade. Contratado no início do ano por cerca de 8,5 milhões de libras, o meia se adaptou rapidamente ao futebol inglês e foi um dos destaques da Premier League no primeiro semestre, terminando a competição com números expressivos para um jovem recém-chegado: três gols e cinco assistências em 13 partidas. O ótimo desempenho transformou o brasileiro em esperança da torcida vermelha para a atual temporada. Entretanto, em setembro, ele sofreu uma lesão no ombro direito, passou por cirurgia e só voltou a atuar no começo de novembro, no clássico com o Arsenal. De lá até aqui, Coutinho marcou no dérbi contra o Everton, além de ter feito bons jogos diante de Fulham, Norwich e West Ham.

Para quem não se lembra, Philipe Coutinho, hoje com 21 anos, chegou ainda criança ao Vasco da Gama. Promovido à equipe principal em 2009, ano em que participou da campanha da série B, disputou o Brasileirão em 2010. Em julho desse mesmo ano, foi contratado pela Inter de Milão, que vivia um período de transição após o título da Champions com José Mourinho. Coutinho até recebeu algumas oportunidades nos nerazzurri, mas, para ganhar experiência, acabou emprestado a um clube menor, o Espanyol, rival do Barcelona na Catalunha. O brasileiro ficou na equipe espanhola entre janeiro e julho. Nesse período, jogou 16 partidas, nas quais marcou cinco gols. Retornou à Inter para disputar mais meia temporada, e em janeiro deste ano transferiu-se para o Liverpool.

As passagens por Itália e Espanha certamente foram benéficas ao ex-vascaíno, que na Inglaterra vive o melhor momento de sua carreira. A adaptação ao clube foi tão repentina que ele rapidamente caiu nas graças dos Reds. Para se ter uma ideia, em junho, o Liverpool anunciou a lista dos jogadores que mais vendiam camisas personalizadas, e a número 10 de Coutinho era a preferida dos fãs, superando na época, inclusive, a 7 de Suárez e a 8 de Gerrard. E a admiração não parte somente dos torcedores. Em entrevista recente, o técnico Brendan Rodgers reconheceu o talento do meia e disse que frequentemente relata a Luiz Felipe Scolari o desempenho do atleta no dia-a-dia. O próprio Coutinho já admitiu que ainda sonha com a Copa do Mundo de 2014.

Em menos de um ano, brasileiro já virou "mania" entre torcedores do Liverpool
Apesar disso, acho precoce falar em Philipe Coutinho para a Copa do ano que vem e até considero improvável sua convocação, embora uma vaga no meio-campo da seleção ainda esteja "disponível". Coutinho tem uma vasta experiência pelas seleções de base, com títulos sul-americanos e, em 2011, a conquista do Mundial sub-20, mas na equipe principal só teve uma chance, em outubro de 2010, contra o Irã, ainda com Mano Menezes. Talvez Felipão até pensasse em chamá-lo para alguns testes após a Copa das Confederações, mas a lesão no ombro pode ter minado as pretensões do técnico. O tempo agora é curto. Vale lembrar que o Brasil realizará apenas mais um amistoso, contra a África do Sul, antes da convocação final, marcada para 7 de maio.

Convocado ou não para a Copa, o meia será uma boa opção para o treinador que der sequência ao trabalho de Scolari após o Mundial no Brasil. E, mais importante, o brasileiro aparece também como esperança de dias melhores para o Liverpool. O tradicional clube da cidade dos Beatles é detentor de cinco títulos da Champions e o segundo maior campeão da Inglaterra, mas não levanta o título inglês desde 1990, além de ter ficado de fora das últimas três edições da Liga dos Campeões. A atual temporada tem sido diferente, e, com os gols do uruguaio Luis Suárez, a equipe retoma aos poucos o seu espaço. Cabe agora ao time se manter entre os primeiros colocados. E o dono da camisa 10 pode ser essencial para recolocar o Liverpool em seu devido lugar.

No vídeo abaixo, confira os principais lances de Philipe Coutinho em sua primeira temporada no futebol inglês. As boas atuações do brasileiro fizeram com que ele caísse rapidamente nas graças da torcida do Liverpool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário