![]() |
Dortmund ou Bayern: um deles será o novo campeão europeu |
Mas o principal motivo de tamanha expectativa para a partida é, sem dúvida, o encontro entre dois times de um mesmo país em plena decisão, algo que não acontece com tanta frequência. Desde que a Champions passou a admitir mais de uma equipe de cada nação, na temporada 1997/1998 - vale lembrar que, antes disso, apenas os campeões nacionais tinham vaga na competição -, essa "final caseira" aconteceu somente em três ocasiões. Em 2000, o Real Madrid levou a melhor em cima do Valencia e conquistou seu oitavo título europeu. Três anos depois, em 2003, o Milan superou a rival Juventus e ficou com a taça. Na edição de 2008 foi a vez de o Manchester United vencer o Chelsea e faturar a "orelhuda", como é conhecido o troféu do torneio.
O duelo entre Bayern e Dortmund, porém, não será apenas mais um número para essa estatística. A decisão de sábado vai muito além disso e representa a força de um futebol que hoje já é referência de organização para o mundo todo, inclusive para o Brasil. Para falar sobre isso, fiz uma entrevista com o atacante Cacau, do Stuttgart, que talvez seja um dos jogadores brasileiros que melhor entendam do assunto. Cacau nasceu em Santo André e deu os seus primeiros passos como jogador em Mogi das Cruzes, mas construiu praticamente toda a carreira na Alemanha, onde está desde 1999. Por conta dessa relação com o futebol de lá, naturalizou-se alemão e chegou a defender a seleção do país na Copa do Mundo de 2010, na qual marcou um gol.
![]() |
Cacau comemora gol contra a Austrália no Mundial da África do Sul |
Se dentro de campo as coisas correm bem, nas arquibancadas as torcidas também fazem a sua parte. O Campeonato Alemão é, com folga, a liga de melhor média de público do mundo. De acordo com estudo da Pluri Consultoria, a temporada 2011/2012 da Bundesliga teve média de aproximadamente 45 mil torcedores nos estádios. A título de comparação, a média do Brasileirão de 2012 foi de 12.983, marca que até a segunda divisão da Alemanha consegue superar: 17.212. E os números de alguns clubes alemães chegam a impressionar, como é o caso do Borussia Dortmund, equipe com a maior média de público do planeta. Na última temporada, os aurinegros tiveram média de 80.552, sendo que a capacidade do Signal Iduna Park é de 80.720 lugares.
![]() |
Torcida do Dortmund praticamente não deixa lugares vagos em jogos do time |
E aqui é importante ressaltar que, apesar de toda essa comodidade que têm nos estádios, os torcedores alemães não deixam de cumprir a sua principal função, que é a de empurrar o time durante os 90 minutos, ou seja, ser definitivamente "um jogador a mais". Confira como é a atmosfera em um jogo do Stuttgart:
E essa força do futebol alemão tem reflexos na seleção nacional. A Alemanha parece cada vez mais próxima de dar um fim ao jejum de 24 sem ganhar a Copa do Mundo, competição da qual é tricampeã. No Mundial de 2010, com um elenco formado totalmente por jogadores da Bundesliga, o Nationalelf apresentou, a meu ver, o melhor futebol do torneio. Os alemães aplicaram goleadas históricas, como 4 a 1 em cima da Inglaterra e 4 a 0 na Argentina de Messi, mas parou nas semifinais, quando perdeu por 1 a 0 para a Espanha. Cacau, que sonha em jogar a Copa em seu país de origem, vê a seleção com condições de ir além em 2014. "A Alemanha está bem focada nesta Copa. Creio que vai chegar bem preparada ao Brasil e com chances reais de conquista".
Mesmo já vivendo uma situação tão boa, a tendência é que as coisas melhorem ainda mais na Bundesliga. E um indicativo dessa evolução é a chegada do técnico multicampeão Pep Guardiola ao Bayern, o que o atacante do Stuttgart enxerga com bons olhos. "Com certeza sua presença irá aumentar credibilidade e a visibilidade da liga. Com isso, acredito também que grandes jogadores serão atraídos pelo futebol alemão". Certo é que esses craques já têm vários motivos para adicionarem a liga alemã aos seus currículos, e a tão aguardada decisão de sábado só os reforça. Para essa final, aliás, Cacau já tem o seu palpite. "As duas equipes fizeram um excelente trabalho nos últimos anos e agora colhem os frutos. Mas penso que o Bayern tem mais chances de título".
Parabéns, ótima análise, Cairo! O único contra é o palpite do Cacau, pois vai dar Borussia!
ResponderExcluir